Regra geral, a não ser que peça isenção de impostos por mudar a sua residência para Portugal, não compensa importar um carro da Noruega.
Apesar da Noruega pertencer ao EEE (Espaço Económico Europeu), no que diz respeito aos impostos pagos por automóveis, é um país terceiro (extra UE), pelo que terá de pagar três impostos ao importar um carro da Noruega para Portugal:
- Direitos aduaneiros (franquia);
- ISV (paga como se fosse um carro novo);
- IVA.
Importar da Noruega é como importar da Suíça, do Reino Unido ou de qualquer outro país que não pertença à UE, o que na prática quer dizer que irá pagar um valor muito alto de impostos (normalmente mais de 10.000€), tornando muito cara a importação de automóveis destes países.
Para que possa ter certeza dos valores envolvidos, podemos fazer o cálculo exato dos impostos a pagar na importação de um carro da Noruega.
Contudo, a Noruega é conhecida por ser um dos países com a maior adopção de veículos elétricos do mundo, por ter tido durante muitos anos isenção total de IVA na compra deste tipo de automóveis.
Por causa disto, muitas pessoas ao verem os preços dos automóveis elétricos na Noruega, colocam a hipótese de comprar e legalizar em Portugal um automóvel deste tipo, na esperança de terem encontrado um bom negócio.
Mesmo tendo em conta que os carros elétricos na Noruega são substancialmente mais baratos que noutros países da Europa, e apesar de não pagarem ISV (por serem elétricos), o facto de terem de pagar direitos aduaneiros e IVA torna a sua importação mais cara do que outras alternativas dentro da UE (Alemanha ou França por exemplo).
Melhor do que explicar, é ver por si mesmo, faça as contas:
Conclusão: na prática, não compensa importar qualquer carro, elétrico ou não, da Noruega para Portugal.